Ars oratoria e ars amatoria em Heroides XIV

Cecilia Ugartemendía

Resumo


A maioria das mulheres míticas que conformam o corpus das Heroides de Ovídio demonstra inexperiência na arte de amar, o que desperta a ineficácia de seus discursos persuasivos. Hipermestra, porém, na epístola XIV, dá indícios de que domina tanto a ars dicendi como a ars amandi. O objetivo deste trabalho é analisar o discurso persuasivo de Hipermestra, e comprovar que sua construção se corresponde, em termos gerais, com as partes do discurso expostas no De oratore de Cícerodando especial destaque ao uso dos elementos não racionais da inuentio: éthos páthos.

 

Palavras-chave: éthos; páthos; Hipermestra; Heroides; De oratore.

 

Abstract

Most of the mythical women of Ovid´s Heroides demonstrate their inexperience in the art of love, what leads to the inefficacy of their persuasive speeches. However, Hipermnestra, in the epistle XIV, shows to master the ars dicendi as well as the ars amandi. The aim of this paper is to analyze Hipermnestra´s persuasive speech and to point out that its construction corresponds, in general terms, to the parts of speech exposed in Cicero´s De oratore, with special emphasis on the not rational parts of the inventio -éthos and páthos-, proving a close relation between both arts.

 

Keywords: ethos; pathos; Hipermnestra; Heroides; De oratore.


Palavras-chave


éthos; páthos; Hipermestra; Heroides; De oratore

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