Sequências didáticas na contação de mitos ovidianos

Letícia Machado Miranda, Barbara Delgado Azevedo, Fernanda Cunha Sousa

Resumo


RESUMO: Este trabalho visa apresentar parte da prática do grupo Contos de Mitologia, da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Juiz de Fora, com alunos do 5º ano. A finalidade é divulgar a Cultura Clássica para os segmentos básicos da educação e aprimorar a formação acadêmica e didática dos bolsistas. Para isso, foram desenvolvidas sequências didáticas baseadas nos mitos da obra Metamorfoses, do poeta Ovídio. O trabalho difunde a contação dos mitos (a partir das narrativas ovidianas) e proporciona a criação de espaço para prática de gêneros orais, em diálogo com práticas escritas, na escola.

Palavras-chave: contação de histórias; sequências didáticas; estudos clássicos; ensino de LP.


ABSTRACT: This work intends to present part of the Universidade Federal de Juiz de Fora Liberal Arts Contos de Mitologia group practice with students of the fifth elementary grade. The objective is to promote Classical Culture to the basic educational segments and to improve academic and didactic qualification of the fellows. For this purpose, didactic sequences were developed based on the myths from Ovid’s Metamorphoses. The study disseminates myth storytelling and provides space for oral genres practices associated with written ones inside the school.

Keywords: storytelling; didactic sequences; classical studies; Portuguese teaching.


Palavras-chave


contação de histórias; sequências didáticas; estudos clássicos; ensino de LP

Texto completo:

PDF

Referências


BRANDT, A. L.; GUSTSACK, F.; FELDMANN, J. Reflexões sobre a contação de histórias. Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):169-185. 17, 18, 19 de agosto, 2009.

BRONCKART, J.P. Atividade de linguagem, textos e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. 2 ed. 2. reimpr. São Paulo: EDUC, 2012.

_________. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.

COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COSSON, R. O espaço da literatura na sala de aula. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino; v. 20).

OVÍDIO. Metamorfoses. 2. ed. Lisboa: Cotovia, 2007. Tradução de Paulo Farmhouse Alberto.

SCHNEUWLY, B..Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SCHNEUWLY, B. e DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Belo Horizonte: Aletria, 2012.

SOUSA, F. C.; ZANIRATO, T. F. R. Contos de mitologia: a extensão universitária como forma de compartilhamento do saber. In: XIII Congresso Latino-Americano de Extensão Universitária, 2015, Havana. Caderno de anais do XIII Congresso Latino-Americano de Extensão Universitária. Havana: Editora da universidade de Havana, 2015.

TIAGO, M. V.; SOUSA, C. F.; AULER, J. Metamorfoses: a transformação dos mitos e o ato de (re)contar histórias. No prelo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Rónai está cadastrada nos seguintes indexadores: DiadorimLivReLatindexEBSCOREDIBMLA