Há vida além da morte no Coliseu?

Prof. Dr. Antonio Martinez de Rezende

Resumo


Um espetáculo no Coliseu é argumento bastante em favor da idéia de que a realidade supera a ficção. O sangue vencido na arena, mais do que horror e violência, representa a consagração do poder imperial, que submete a selvageria, executa o traidor, supera aquele que ousa afrontar a sua superioridade romana. A execução sob o patrocínio do Estado não pretende figurar o teatro da comiseração, mas se fazer afirmação do direito de morte e vida. Será apresentado o poeta Marcial em seus versos de celebração do “Caesareo Amphitheatro”. O Objetivo é buscar entender que relações podem ser estabelecidas entre os valores intrínsecos da poesia e os projetos políticos implícitos na edificação daquele espaço celebrado.

 

Palavras chave: Poder, violência, espetáculo, poesia.


Abstract

 A show at the Coliseum is argument enough in favor of the idea that reality overcomes fiction. Blood won in the arena, more than horror and violence, is the consecration of the imperial power, which submitts savagery, executes the traitor, surpasses the one who dares to defy its Roman superiority. The execution under state sponsorship is not intended to figure the theater of sympathy, but to be affirmation of the right of life and death. The poet Martial will be presented in his celebrating verses of “Caesareo Amphitheatro”. This paper aims to understand which relations can be established between the intrinsic values of poetry and political projects implicit in the building of that celebrated place.

 

Keywords: Power, violence, spectacle, poetry.


Palavras-chave


Poder, violência, espetáculo, poesia

Texto completo:

PDF

Referências


Burkert, W. (1983) Homo Necans, trans. P. Bing, Berkeley: University of California Press.

Carcopino, J. (1997) La Vita Quotidiana a Roma, Roma-Bari: Editori Laterza.

Coleman, K. M. (1990) ‘Fatal Charades: Roman Executions Staged as Mythological Enactments’, Journal of Roman Studies 80: 44–73.

Dumézil, Georges (1974) La Religion Romaine Archaïque, Paris: Payot Dupont. F. (1985) L’Acteur-roi, ou, Le Théâtre dans la Rome antique, Paris: Les Belles Lettres

—— (1989) Daily Life in Ancient Rome, trans. C. Woodall, Oxford: Basil Blackwell.

Futrell, Alison (2006) The Roman Games, Malden: Blackwell.

Kyle, Donald G. (1998) Spectacles Of Death In Ancient Rome, New York: Routledge.

Marcial (2004), Epigramas, trad.; José Guillén, Zaragoza: Institución Fernando El católico.

—— (1919) Epigrams, London: Wilian Heinemann.

Reggiani, A. M. (ed.) (1988) Anfiteatro Flavio: immagine, testimonianze, spettacoli, Rome: Edizioni Quasar.

Sánchez, Juan Antonio Jiménez (1998) Poder Imperial y Espectáculos en Occidente durante la Antigüedad Tardía, tesis doctoral, Barcelona: Universidad de Barcelona.

Scullard, H. H. (1981) Festivals and Ceremonies of the Roman Republic, Ithaca: Cornell University Press.

Toynbee, J. M. C. (1971) Death and Burial in the Roman World, Ithaca: Cornell University Press.

Veyne, P. (1990) Bread and Circuses: Historical Sociology and Political Pluralism, abridged with an Introduction by O. Murray, trans. B. Pearce, London: Allen Lane, Penguin (Le Pain et le cirque: Sociologie historique d’un pluralisme politique, Paris: Editions du Seuil, 1976).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Rónai está cadastrada nos seguintes indexadores: DiadorimLivReLatindexEBSCOREDIBMLA